website : www.acaibrazlianmarket.com_ our store SAN DIEGO,Ca

Everything you want from Brazil you can find in our store. Come and visit us today!
Address: 1570, Garnet Av, Pacific Beach - San Diego, CA - 92109. Phone number: 858-270-1822.

Friday, October 23, 2009

RECICLANDO OLEOS DAS PADARIAS

Reciclagem
Coleta de óleo usado em padarias pode chegar a 185 mil l/mês com ampliação de programa
Escrito por Fernanda Dalla Costa — Publicado em 2009-07-30 07:51
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan) ampliou um programa de coleta de óleo de cozinha usado entre os associados e o estendeu para os clientes das padarias, que, até o final do ano, poderá destinar cerca de 200 mil litros de óleo por mês para a reciclagem, apurou a Revista Sustentabilidade.


> Reciclagem de óleo de cozinha
> Catadores em SP instalam usina de biodiesel para reciclar óleo d
O Sindipan dever fazer uma campanha de adesão entre seus associados e espera sensibilizar 2000 panificadoras das 4800 existentes na cidade, até o final de 2009. Segundo informações dos participantes do programa, a média atual de coleta gira em torno de 50 a 90 litros, portanto, ao atingir o número de adesões desejadas e, considerando as doações dos clientes, a coleta poderá chegar a mais de 185 mil litros por mês.

"A nossa proposta é incutir a responsabilidade socioambiental nas donas de casa, pais de família e todos que frequentam o local", afirmou o presidente do Sindipan, Antero Pereira. "O que fizemos foi estender essa oportunidade aos cidadãos, que passam a aproveitar a estrutura já instalada".

Nos pontos de coleta, serão instalados galões para receber o óleo, que poderá ser transportado em garrafas usadas (PET) de refrigerantes ou em potes de plástico de um litro, vendido nas próprias padarias a R$ 1,50.

Estas mesmas padarias, desde 2007, já implementaram um programa de redução de uso de sacos plásticos descartáveis, oferecendo sacolas reutilizáveis aos seus clientes. O Sindipan já tem cadastradas 67 padarias, número que atinge 150, se for levado em conta outras que já se comprometeram com o projeto.

A iniciativa foi lançada em julho. O óleo é coletado pela a ONG Trevo ou a empresa Bioauto, que usam o material para a produção de produtos de limpeza e biocombustível, respectivamente.

A Bioauto não cobra para retirar o óleo coletado das padarias e também não as remunera pela coleta.

"Não cobramos pela coleta e nem pagamos, pois estamos livrando as padarias de um grande problema", disse Walter Bottura, diretor da empresa, que lembra ainda que há uma Lei Municipal em São Paulo, proibindo que o óleo usado seja jogado na pia.

A Bioauto já atua na coleta do óleo usado em 15 padarias, onde recolhe cerca de 1350 litros de óleo usado por mês, vindos somente dessa fonte. Agora, além do óleo usado pela padaria, será coletado o óleo depositado pelos clientes em um tambor localizado em lugar acessível, explicou Bottura.

Depois do lançamento do programa, mais duas padarias entraram em contato com a empresa para realizar a doação de óleo.

"Ainda é muito cedo para esperarmos a adesão de muitas padarias", avaliou Bottura, complementado que também não pode estimar quanto óleo a mais vai ser coletado dos clientes.

A ONG Trevo já realiza a coleta de cerca de 50 litros de óleo usado por mês, de cada um dos 200 estabelecimentos que atende. Isto dá um volume mensal de 10.000 litros destinados para a produção de materiais de limpeza e biocombustível por mês.

Com a campanha da Sindipan, 20 padarias já os procuraram para aderir ao programa, informou Marcos Paulo Janaudis, secretário da Trevo.

"Pelo fato de o programa ser novo, a procura para a adesão das padarias ainda está bem devagar", disse.

Segundo a Bioauto, 1 quilo de óleo (quilo pois um litro do óleo pesa 900 gramas) é suficiente para produzir um litro de biocombustível.

"A diferença é compensada pela adição de metanol e outros produtos químicos usados na produção do biocombustível", informou Bottura.

No comments: